Santo Antônio dos Capuchinhos: Registros do Dia dos Romeiros em Feira de Santana – 2019

Santo Antônio dos Capuchinhos:

Registros do Dia dos Romeiros em Feira de Santana – 2019

A exposição virtual Santo Antônio dos Capuchinhos: registros do Dia dos Romeiros em Feira de Santana – 2019 apresenta um recorte das festas em louvor a Santo Antônio, promovidas pela Ordem dos Frades Menores na cidade, que tem como um dos destaques a romaria que acontece durante a Trezena, invariavelmente, no domingo anterior ao dia 13 de junho, data da celebração ao santo.

Os lugares de romaria, por excelência, se constituem em centros de interesse cultural pela diversidade de vivências e costumes que encontram nesses momentos ápices de exteriorização da fé e religiosidade. O Museu Casa do Sertão da UEFS, por meio de sensibilidade artística e valorização da cultura, rememora e socializa, através do registro fotográfico de Hortência Sant’Ana, bem como na co-produção da referida exposição, releitura virtual de um recorte da exposição Antônio, querido! História e religiosidade popular, realizada em 2019.

Além dos registros fotográficos, a exposição apresenta a saudosa narrativa do folheteiro e cordelista Jurivaldo Alves; a interpretação do cordel Nossa homenagem aos romeiros, do Frei Urbano Souza, OFMCap., feita pelo cordelista Romildo Alves e o cântico afetivo de Maria Araújo dos Santos, conhecida como Dona Costinha, devota de Santo Antônio há 50 anos.

De acordo às medidas adotadas e conforme cumprimento aos procedimentos estabelecidos pelas autoridades sanitárias durante o período de isolamento social promovido pela pandemia da COVID-19, não ocorrerá, esse ano, o Dia dos Romeiros da Trezena de Santo Antônio em Feira de Santana. Desse modo, a mostra virtual é uma forma de estimular a comunicação com o público, por meio da dinamização de reflexões estéticas sobre as manifestações do patrimônio local e regional. Na referida exposição, tem-se como tema importante ícone da cultura sertaneja: a religiosidade popular, envolvendo festas e rituais em torno da celebração que mobiliza grupos sociais envoltos à circularidade cultural, evidenciando a diversidade de olhares e práticas da cultura Nordestina, ao que destacamos a devoção ao santo dos pobres, Antônio de Pádua.


Ficha Técnica

Montagem e Edição

Hortência Sant´Ana

Fotografias

Hortência Sant´Ana

Produção e texto

Cristiana Barbosa de Oliveira Ramos

Historiadora / Pró-Reitoria de Extensão - UEFS

Joseane Macedo da Silva

Museóloga / Museu Casa do Sertão - UEFS

Cordel

Nossa homenagem aos romeiros. Frei Urbano Gregório de Souza, OFMCap. [Feira de Santana – BA]: [s.n.],1990.

Interpretação do Cordel

Cordelista Romildo Alves - Cordelista

Depoimento

Jurivaldo Alves da Silva. Folheteiro e Cordelista

Cântico

Maria Araújo dos Santos. Devota de Santo Antônio realiza a Trezena de Santo Antônio em sua casa, no distrito de Bonfim de Feira, há 50 anos.

Música

Hino de Santo Antônio - Maria Bethânia