O sertão em mim: Registros afetivos da equipe MCS
Exposição Virtual : O Sertão em mim: Registros afetivos da equipe MCS
O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio. O objetivo desta data é evidenciar o papel do Museu como um importante instrumento democrático de inclusão sociocultural, de educação e de desenvolvimento local. Para celebrar este dia, a equipe do Museu Casa do Sertão se reuniu para transmitir suas impressões afetivas do Sertão. Essa foi à forma que encontramos para estar junto de você, nosso público, mesmo de longe, para apresentar nosso olhar, lembranças e vivências do nosso mundo, da nossa “Casa do Sertão”.
A relação afetiva com a paisagem rural e sua vegetação, a terra de chão batido, a cozinha da casa da avó, a luz que invade a janela, o sisal que o homem de fibra estende na mira, o fogão a lenha, materializam a exposição virtual: O SERTÃO EM MIM: Registros afetivos da equipe Museu Casa do Sertão UEFS. A mostra expressa, por meio do recurso poético e imagético, o sertão em sua característica diversidade, para além dos usuais contrastes e polarizações, notabiliza um peculiar acervo de imagens e depoimentos, que despretensiosamente, foram produzidos pela equipe do Museu, e intentam tematizar “leituras de mundo” através das noções de patrimônio e identidade.
Prova material que o tempo transcorreu, a fotografia representa o congelamento do gesto e da paisagem, e, portanto, a perpetuação de um momento, em outras palavras, da memória. Do mesmo modo, as declarações aqui apresentadas, enquanto produto social, são suportes e processos que se amparam no repertório das vivências e na sensibilidade autoral para constituir vigorosas narrativas, difundindo sensações e envolvimento aos cenários-contextos. Na costura de imagens e falas se revela o sertão que tá dentro da gente, o sertão que a gente vê.
Segundo Jacson Caldas o Museu Casa do Sertão foi edificado para “evocar as lembranças de tempos passados, de vivências e culturas locais supostamente suplantadas, ou em processo de silenciamento nos modos de viver no cotidiano”. É com esta proposta, que o convidamos, mesmo virtualmente a apreciar nossa história, nossa gente, nosso lugar, nossa “Casa do Sertão”.
Um abraço virtual e cheio de afeto de toda equipe.
Montagem e edição: Hortência Sant'Ana